Slide # 1

De cara nova!

Saiba o que mudou em nosso blog, novas seções e links para facilitar a sua navegação! (Saiba mais clicando aqui!)

Slide # 2

Inscrições!

Não, elas ainda não começaram. Você não precisa correr para se inscrever. Pelo menos não agora! Confira mais informações! (Saiba mais clicando aqui)

Slide # 3

Já curtiu nossa página no Facebook?

Não? Corra já e curta nossa página! Espalhe, avise para os amigos e para a família! Ajude o nosso curso a crescer mais e mais! (Saiba mais clicando aqui)

Slide # 4

Nossa primeira grande turma!

Confira fotos das atividades finais da primeira turma do Curso de Introdução à Língua Japonesa! (Veja mais clicando aqui)

Slide # 5

O pessoal do Japonês na UFC precisa de sua ajuda!

Clique aqui e saiba como nos ajudar a manter o curso em funcionamento. (= (Saiba mais clicando aqui)

Prezados, e aqui consideramos  com prezados todo o grupo formado por todos as pessoas interessadas no Curso de Introdução à Língua Japonesa,

É com grande tristeza que comunicamos o FECHAMENTO do Curso de Introdução à Língua Japonesa, em caráter definitivo, atendendo à solicitação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX - UFC) e do Departamento de Letras Estrangeiras da mesma universidade (DLE - UFC), sob a alegação de que,

1. pelo fato de não possuir graduação em curso de Letras na modalidade doravante denominada "língua japonesa" ou certificado internacional de reconhecimento de proficiência na língua japonesa, nossa orientadora não estaria apta a oferecer subsídios e suporte necessários aos seus orientandos e, além disso, não seria capaz de avaliar o trabalho por eles apresentado;

2. pelo fato de a Universidade Federal do Ceará, mesmo sendo uma das universidades mais procuradas do país, ainda sofre a vergonha de não ter, em seu corpo docente do Departamento de Letras Estrangeiras, pelo menos um professor de Japonês que pudesse se encarregar de orientar a presente ação extensiva, doravante denominada "Curso de Introdução à Língua Japonesa".

Para quem não sabia, nossa ação de extensão já vinha sofrendo diversas críticas da Pró-Reitoria de Extensão, que usava como base as justificativas acima informadas, ainda que o projeto só estivesse trazendo visibilidade para a universidade, uma vez que, infelizmente, a Universidade Federal do Ceará ainda não possui cursos que valorizem as línguas orientais.

Nós lamentamos sim, e muito, pelos alunos que poderiam se beneficiar da ação extensiva. Lamentamos também por todo o nosso trabalho exaustivo em tornar o processo de extensão organizado e reconhecido, e que agora simplesmente é desfeito com base em um argumento questionável.

Esperamos que a Universidade Federal do Ceará perceba o quão prejudicial essa atitude arbitrária é para a imagem da mesma no cenário nacional e internacional, e que o fato de fechar as suas portas para culturas não ocidentais significa fechar suas portas para diferenças, para melhorias, para oportunidades e valorizações de alunos que, antes de tudo, SÃO SERES HUMANOS, INDIVIDUAIS E MERECEDORES DE RESPEITO.

Gostaríamos aqui de expressar nossa eterna gratidão à Professora Mestra Diana Fortier, do Departamento de Inglês do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, que acreditou no projeto desde o início, nos apoiando sempre que precisamos e se disponibilizando a nos ajudar mesmo tendo sua agenda já bastante lotada, ao aluno Pedro Mateus, do Curso de Letras - Inglês da referida universidade, que se disponibilizou voluntariamente a dar aulas no projeto e, obviamente, agradecemos a todos os alunos que tivemos em nosso primeiro módulo e a todas as outras pessoas que acreditaram no projeto e o promoveram de alguma forma.

Informamos a vocês, prezados, que nossa luta continua. Não nos deixaremos abalar por uma porta fechada agora, mas também não iremos utilizar a máxima que diz que essa foi apenas uma batalha da guerra. Não estamos em guerra e nem pretendemos começar uma. Guerras só trazem destruição, e única coisa que queríamos e continuamos a querer é CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR.

Assinam esta nota os(as) alunos(as) Samara Narcizo, do Curso de Letras - Inglês da referida universidade, idealizadora do projeto doravante denominado "Curso de Introdução à Língua Japonesa", e Fabio Saraiva, aluno do Curso de Letras - Inglês da referida universidade, responsável pela organização do projeto doravante denominado "Cuso de Introdução à Língua Japonesa".